segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Principais Filos Animais

    O reino Animalia reúne uma grande diversidade de organismos, alguns dos quais são monstrados a seguir.

Poríferos
o filo Porífera reúne as esponjas, animais aquáticos com organização corporal muito simples.A maioria das espécies e marinha, vivendo presas a rochas e objetos submersos.


Cnidários
O filo Cnidaria reúne os cnidários, animais aquáticos seus representantes mais conhecidos são as águas - vivas, os corais,as caravelas e os anêmanos-do-mar.A maioria são marinhas;alguns vivem fixados a objetos submersos e outros nadam livremente.


Platelmintos
O filo Platyhelminthes reúne animais com o corpo achatado dorsoventralmente, que vivem em água doce ou salgada,em ambientes de terra firme úmidos uo no interior de outros animais,como os parasitas.


Nematódeo
O filo Nematoda reúne grande grandes variedades de animais de  corpo cilíndrico e  afilado nas duas pontas.Os seus representantes desse grupo vivem em todo tipo de ambiente (água doce ou salgada,na terra úmida ou no interior do corpo de animais e plantas,parasitando-os).Exemplo são as lombrigas,os ancilóstomos.


Moluscos
O filo Molluscas reúne animais do corpo mole,em geral revestido por uma concha calcária rígida.Vivem em água doce ou salgada nos mais diversos ambintes debterra firmes, exemplos são os caramujos,os mexilhões e etc.


Anelideos 
O filo Annelida reúne animais de corpo cilíndrico dividido em segmentos transversais.Eles vivem em água doce ou salgada e em solo úmido.Seus representantes máis conhecido são as minhocas, que vivem em terra firme, as sanguessugas, que vivem em ambientes úmidos ou em água doce ou salgada.


Artrópodes
O filo Arthropoda reúne uma grande diversidade de oganismos, que tem o corpo protegido por uma armadura rígida, o exoeequeleto de quitina.São divididos em três subfilos: crustáceos,(a maioria são aquáticos, são os camarões, largostas, etc) quelicerados(são aranhas, escorpiões, e etc) e unirâmios(são os piolhos-de-cobra, e os insetos, e etc.


Equinodermos
O filo Echinodermata reúne animais marinhos.Seus represetantes mais conhecidos são os ouriços-do-mar,as estrelas-do-mar, e os pepinos-do-mar, e etc.


Cordados
O filo Chordata reúne alguns animais invertebrados aquáticos, como os ascídias e os anfioxos e todos os animais vertebrados, (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.  


(Fonte; Livro de Biologia volume 2, 2º ano.)


Antônia renata Vasconcelos                                  Nº 02
Andreza Chirle                                                     Nº 01
Isabel Cristina De Freitas                                     Nº 23

0 comentários:

Postar um comentário