quarta-feira, 10 de novembro de 2010

EVOLUÇÃO DOS ANIMAIS

Reino Animalia

Já foram identificadas e descritas mais de 2 milhões de espécies animais, mas considera-se que ainda muitas permaneçam por descobrir, principalmente de invertebrados, tanto terrestres como marinhos. Este facto torna os animais os seres vivos mais diversificados do planeta.
Para a maioria das pessoas, os animais mais familiares são vertebrados mas estes apenas correspondem a 3-5% dos animais, não sendo de todo representativos do reino animal. Os vertebrados relacionam-se todos entre si e partilham um ancestral comum relativamente próximo, o inverso do que acontece com os invertebrados, a grande maioria dos animais. Estes últimos têm muito pouco em comum além da falta de coluna vertebral. A sua maioria tem dimensões reduzidas (interessante excepção é a lula gigante, que pode atingir 16 metros de comprimento) e habita locais pouco acessíveis, aumentando o nosso desconhecimento sobre a sua biologia.
Esta enorme diversidade está distribuída por 35 filos, na sua maioria marinhos, demasiado para que se possa fazer uma abordagem mais aprofundada deste reino, pelo que apenas serão referidos os mais representativos e familiares, numa perspectiva evolutiva, pela ordem em que terão surgido na história da Vida.
Actualmente os animais podem ser encontrados em todos os habitats do planeta, mas pensa-se que terão evoluído nos mares do Pré-Câmbrico, a partir de protozoários flagelados, excepto as esponjas, cuja simplicidade extrema parece indicar origem separada. 
A evolução desse protista ancestral deverá ter seguido dois rumos:
  • Radiata – em meio aquático e por adaptação a um estilo de vida fixo, com o surgimento de uma boca rodeada de tentáculos em comunicação com uma cavidade digestiva, terá surgido um tipo de ser com simetria radiada;  
  • Bilateria – por adaptação á vida rastejante e á locomoção, sofreu achatamento dorso-ventral, adquirindo simetria bilateral.  
Muitos dos filos actuais permanecem nos oceanos, dado que o meio terrestre é extremamente desafiador. Apenas alguns grupos, nomeadamente artrópodes e vertebrados, que apresentam adaptações muito específicas, tiveram sucesso em meio terrestre.  
A evolução dos animais foi fortemente influenciada pela sua estratégia alimentar, tendo-se desenvolvido estruturas especializadas em localizar e capturar alimento, bem como um sistema nervoso para coordenar essa e outras actividades. Os animais são muito complexos e reactivos quando comparados com outros seres vivos. Mesmo os animais mais simples reagem rapidamente ás mudanças em seu redor. Os animais com sistemas nervosos mais desenvolvidos vão mais longe e aprendem através da experiência, algo único deste reino.
Houve, igualmente, um grande aumento da complexidade corporal, surgindo órgãos e sistemas especializados na digestão, respiração, excreção e reprodução, entre outros.
A presença e estrutura destes órgãos e sistemas nos diferentes grupos animais varia, constituindo o principal critério de classificação do reino.    




Postado por:   Wagner Lima, Nº 46
2º B tarde             

0 comentários:

Postar um comentário